El Chalten, Argentina, 30 de dezembro 2011

Estou no computador do hotel, desculpem a falta de acentuacao.
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As ultimas horas foram de tirar o folego de qualquer um.
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A travessia de Pto. Ibanez a Chile Chico foi tranquila. Lindas paisagens! A agua verde no inico fica azulada provavelmente a rios de degelo oriundos das muitas montanhas ao redor.
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Na travessia conheci tres motociclistas alemaes que alugaram BMW 650 em Osorno, Chile, e tambem rumavam para o Sul. Temos roteiros parecidos mas uma diferenca muito grande em relacao a motos - pelo menos no ripio. Seria impossivel acompanha-los neste piso e combinamos de nos encontrar em El Chalten. Sao 3 medicos alemaes muito bacanas. So um deles fala espanhol e me comunico com os demais num dificil ingles - poucas palavras e muitos gestos.
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Neste dia da travessia de barco fui ate Bajo Caracoles, Argentina, um lugar minusculo. Estrutura infinitamente pior que os lugares que ja havia passado ate entao. Dormi num quarto compartilhado - mas sozinho - numa hospedaje muito simples. O famoso e forte vento patagonico deu as caras e andar no ripio com vento forte nao e uma tarefa das mais simples.
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Sai cedo ontem de Bajo Caracoles pois teria cerca de 320 km de ripio pela frente. Tudo ia muito bem - na medida do possivel, pois o forte vento realmente complica demais a vida de quem se aventura por aqui. Quando completei 160 km de ripio uma fortissima tempestade me pegou. Parei a moto, era impossivel continuar. Uma grande e alta poeira se aproximava mas ainda estava longe. Desde que parei, nao consegui descer da moto e posiciona-la melhor. Toda minha forca era para continunar de pe, sobre a moto, pois caso deixasse cair a situacao pioraria. Fiquei com o peito sobre o tanque - o alforge de tanque voava feito pipa (estava preso ao quadro com um bom elastico) - e aquela poeira me engoliu. Nao conseguia mais ver 10 metros em nenhuma direcao e tive muito, muito medo. Uma caminhonete passou bem devagar e nao parou. Nesta hora todos querem salvar a propria pele. Nao havia o que ser feito. Fiquei cerca de 40 minutos nesta situacao, com o peito no tanque e controlando a moto para nao deixa-la cair. Eu precisava ficar de pe. Ja estava exausto com bracos e pernas no limite das forcas e cogitando deitar a moto no chao quando apereceu um furgao velho de um grupo de australianos e alemaes que perguntou se eu precisava de ajuda. Bem na hora! O furgao fez uma barreira bem proximo da moto e pude posiciona-la melhor. Peguei o algorge de tanque e recoloquei na moto. Eles falaram que nao poderiam ficar ali e se eu quisessse poderiamos andar lado a lado ate um local seguro. Isso seria feito pois eu tambem nao ficaria ali por nada! Encontramos os 3 medicos alemaes no caminho. Nao conseguiram seguras as motos e cairam. Estava um inferno. Os alemaes nao quiseram andar consosco por julgarem a situacao de andar emparelhado impraticavel. Segui junto ao furgao por 85 km e numa velocidade nunca superior a 30km/h ate um lindo lago, o lago Cardiel.
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Grandes salvadores! Nunca poderei retribuir o que fizeram por mim.
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Mas meus problemas continuariam ao longo do dia. Meu plano era abastecer em Tres Lagos para poder chegar em El Chalten. Consegui. Andar 320 km de ripio com a Hornet nao e facil. Cheguei ate a cidade de Tres Lagos onde sabia que tinha um posto de gasolina e precisava, de qualquer jeito, abastecer para chegar em El Chalten, distante 160km.
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O posto nao tinha gasolina ha 15 dias! Fui ate a cidade e ninguem quis me vender 5 ou 3 litros que eu acreditava que seria suficiente para chegar em El Chaiten. Todos falavam a mesma coisa: nao sabiam quando teriam novamente o combustivel e nao poderiam me vender nem um litro.
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Decisao dificil. O que fazer? Em El Chalten tem posto de gasolina e fica a 160km de distancia, pelo asfalto. Eu tinha gasolina para 100km e tinha certeza que NAO conseguiria chegar. Como estava sozinho e minha decisao afetava somente a mim, decidi seguir assim mesmo. Claro, ninguem ali me venderia e combustivel so apos 3 janeiro, provavelmente. Nao, eu nao ficaria ali de forma alguma.
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Peguei a estrada e faltando 40km para chegar em El Chalten, o meu destino final deste longo dia, me falta gasolina como era esperado. Um frio terrivel e ninguem para para ajudar. Apos 30min parado e pedindo socorro com um galao na mao para mostrar que precisava de gasolina, um fiat Tipo vermelho me vende 3 litros por 20 pesos. Que alegria! Enquanto abastecia, os 3 alemaes chegaram e pararam. Conversamos um pouco e seguimos em frente. Infelizmente uma das motos, a BMW branca, simplesmente apagou apos andarmos 10km. Que longo dia! Um pequeno problema eletrico que resolvemos em 1hora, num frio horrivel. E dificil trabalhar tremendo.
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Eles tambem tinham problemas com combustivel e achavam que nao conseguiriam chegar em El Chaltem - ninguem esperava que o posto de gasolina em Tres Lagos nao teria combustivel. Fomos colados, feito passaros, durante os 30km que restavam ate a cidade. Chegamos bem, depois de um dia extramente longo e que tive muito medo.
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Conversamos bastante sobre a terrivel tempestade de areia. Eles tambem estudaram bastante o caminho e nao viram nada a respeito. Eu tinha visto que o vento na RA 40, a estrada onde isso aconteceu, ja virou caminhao. Mas isso e raro. Comum e vento forte. Passamos relativamente bem por uma situacao atipica. Um dos medicos esta com um inchaco no braco esquerdo devido a queda e os outros dois tem hematomas. Conversamos demais sobre o que passamos e e impressionante como o sofrimento une as pessoas. Nao importa a nacionalidade.
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Nunca tive um dia tao complicado sobre duas rodas. Mas faz parte. Esta no pacote de aventura.
Mas foi um longo dia que terminou bem. Apenas mais um.

Infelizmente nao tenho foto hoje pois a net em El Chalten e horrivel.
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Abracos e feliz ano novo a todos!
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3 comentários:

  1. Feliz Ano novo Paulo Victor e parabéns por toda essa coragem e determinação!!! Grande abraço, fique com Deus e boa sorte!!!

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  2. Ufa! Até a gente daqui se senti ameaçado com as dificuldades encontradas por vc. Que Deus continue te protegendo durante todo sus aventura. Oramos por sua proteção. Feliz 2012.

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  3. Brother realmente da calafrio, só de pensar...Ufa.....

    Excelente 2012 para vc. Estamos aqui na torcida e acompanhando sua aventura.

    Grande abraço.

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