Cerro Sombrero, Chile, 04 de janeiro de 2012

O vento aqui não é brincadeira mas você se acostuma.


..


Famosa rodovia argentina
..

Uma garupa de muita coragem.
..



Aguardando o barco para travessia do Estreito de Magalhães
..



Travessia rápida 20 min e entrada na Terra do Fogo
..




Bem, vamos a um rápido resumo dos últimos acontecimentos que temos hoje 430km para chegar em Ushuaia.


.


Em El Chalten, Argentina, fui com os médicos até a Laguna del Disierto, que fica a 40 km desta cidade em direção a fronteira com o Chile. O piso? Rípio, é claro. Não foi uma tarefa muito simples acompanhá-los pois estavam de BMW 650 e chovia fino neste dia. O rípio estava um sabão, pelo menos para mim. O visual da laguna é matador. Tem uma foto num post anterior que mostra bem isso.
.
Ainda junto com os médicos, cheguei em El Calafate, Argentina. Um grande glaciar (geleira) nos aguardava há milhares de anos para essa visita. Antes recebi minha adorada esposa num reencontro emocionante. Agora tínhamos que reorganizar nossas coisas, fazer um levantamento de tudo e efetuar alguns descartes. Manuela trouxe um baú e o suporte para ajudar na tarefa de organizar nossas tralhas. Bem, as coisas nunca são muito simples. O suporte do baú não casava bem com com o suporte do alforge lateral. Uma adaptação em outra adaptação. Claro que não daria certo. Então lá fui eu atrás de alguém que pudesse esmerilhar o espaçador do alforge para resolver este problema. Já ia me esquecendo: agora tenho freios novamente! Manuela trouxe as pastilhas de freio e quebrou um galho danado.
.


Tudo foi resolvido na moto. Então visitamos o Glaciar Perito Moreno e não tenho palavras para explicar tudo que vi. É impressionante! A cidade de El Calafate no passado vivia da criação de ovelhas e produção de lã. Hoje o Perito Moreno comanda o desenvolvimento da região. Não é para menos. Ninguém fica impassível diante de tamanha obra da natureza. É a terceira maior concentração de gelo do mundo, perdendo apenas para o Ártico e a Antártica.


.


A travessia do Estreito de Magalhães também me impressionou demais. É impossível não lembrar do Fernão de Magalhães, que foi o primeiro não-indígena a entrar na Patagônia em sua famosa expedição de circunavegação, em 1520. Magalhães ficou impressionado com o tamanho dos pés dos nativos e por causa deste "patagão", como diria ele, chamou os nativos de "patagões" e a região Patagônia. Essa história é incrível e recomendo o livro FERNÃO DE MAGALHÃES, O HOMEM E SUA FAÇANHA, do Stefan Zweig. Vale a pena ler este livro. Quantas dificuldades passou este homem e qualquer probleminha nos freios vira piada de criança...


.


Bom, agora é a opinião da garupa:




Depois de um dia extenuante de viagem, foi gratificante poder reencotrar com Victor, tantos dias longe de casa. Que sensação boa poder abraçá-lo de novo. A tensão com ele na estrada é constante, e a sensação de impotência que toma conta da gente é ainda maior.


.


Minha primeira impressão da Argentina não poderia ser melhor. Por falta de conhecimento, nunca voltei meus olhos 'aqui para baixo'. Que perda de tempo!!!! O primeiro dia de estrada -poucos quilômetros, é verdade (apenas para chegar no glaciar) - foram suficientes para deixar meus olhos marejados de lágrima a cada nova curva, a cada novo olhar. Eu parecia um "pinto no lixo"!!!!!! Estava descobrindo um novo mundo.


.


A natureza aqui é exuberante. Chega a ser opressiva.


.
Quando chegamos no Perito Moreno, mal pude acreditar no que estava vendo. É uma pena que as fotos não fazem jus a tamanha extravagância da natureza. A enorme concentração de gelo, com seus paredões de 60m de altura, parecem aglomerados de suspiro. E o gelo é azul!!! Nunca vi imagem mais surpreendente na vida.


.


Parece que as cores aqui são mais vivas, mas intensas. O que torna o contraste entre tudo incrível.


.


Depois de tudo isso, terminei o dia com uma certeza dentro de mim: Deus existe. Ah, existe....
.

.

.


Precisamos desconectar agora. Estamos de partida. Rumo ao Fim do Mundo.

.

Nos vemos no sul.
.

Obrigado por nos acompanhar!


.


Abs


4 comentários:

  1. Para Manuela e Paulo Victor.
    Que delícia ver vocês juntinhos e felizes. Que bom ver as suas novas fotos e acompanhar o relato da viagem.Daqui podemos ter uma pequena idéia desta experiência de contrastes – da sensação do perigo ao deslumbramento com a “extravagância da natureza”!
    Parece ser tudo mesmo muito emocionante. E não duvidem, de fato estava escrito nas estrelas-guia: “um grande glaciar os aguardava há milhares de anos para essa visita”.
    E para que serve vivenciar tanta beleza? É que a beleza nos oferece uma janela para a alma, assim nos aproximando do grande Mistério da criação, chamado Deus. Ele existe!
    Meus queridos, quando vocês voltarem, quando a viagem aparentemente acabar e a vida voltar ao normal, nada será como antes, pois as emoções experimentadas e as coisas lindas vistas, muito mais que findas, essas ficarão.
    ...e la nave va ... A viagem não acaba nunca. A viagem continua.
    Bon voyage!
    Beijos, Bebel.

    ResponderExcluir
  2. Para Manuela e Paulo Victor.
    Que delícia ver vocêsjuntinhos e felizes. Que bom ver as suas novas fotos e acompanhar o relato da viagem.Daqui podemos ter uma pequena idéia desta experiência de contrastes – da sensação do perigo ao deslumbramento com a “extravagância da natureza”!
    Parece ser tudo mesmo muito emocionante. E não duvidem, de fato estava escrito nas estrelas-guia: “um grande glaciar os aguardava há milhares de anos para essa visita”.
    E para que serve vivenciar tanta beleza? É que a beleza nos oferece uma janela para a alma, assim nos aproximando do grande Mistério da criação, chamado Deus. Ele existe!
    Meus queridos, quando vocês voltarem, quando a viagem aparentemente terminar e a vida voltar ao normal, nada será como antes, pois as emoções experimentadas e as coisas lindas vistas, muito mais que findas, essas ficarão.
    ...e la nave va ... A viagem não acaba nunca. A viagem continua.
    bon voyage!
    Beijos, Bebel.

    ResponderExcluir
  3. Casal bonito,que viagem!!!!!!!!!!!!!
    Realmente,DEUS existe...prova é a natureza muitas vezes tão igual e tão diferente!Deus existe no amor entre vcs!
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a aventura de voces, a partir de hoje estou seguindo o blog. talvez no futuro usarei como referencia para minha propria aventura !!!!
    Tudo de bom !!!

    ResponderExcluir