Ushuaia, Argentina, 05 de janeiro de 2012

..


Guanacos companheiros da estrada
..

Entrada da cidade mais austral do mundo!
..


Fim ou início de tudo?
..


Visita obrigatória.

..


Opinião Manuela:


Acordamos na expectativa de chegar em Ushuaia. Saímos cedo de Cerro Sombrero, Chile. Estava frio e soprava uma 'brisa' até que bem agradável ... mas, de repente.... uma ventania louca começou a soprar, parecendo que ia levar cabeça e capacete juntos! Mas tá bom, pouco depois a gente se acostuma de novo. E começa até a gostar, é verdade.

.

A viagem foi, mais uma vez, muito agradável. Nem vi o tão temido rípio. Fiquei "viajando na viagem", curtindo cada momento. Adorei ver os Guanacos (ou sei lá o que era aquilo), às vezes nos acompanhando pela beira da estrada.

.

Os últimos quilômetros antes de chegar em Ushuaia foram os mais especiais. A paisagem mudou muito, e um vento mais frio começou a nos castigar. Fomos serpenteando por entre as montanhas com picos nevados e mata abundante. Cadeias de montanhas se perdiam no horizonte, junto a lagos muito verdes. Coisa surreal.

.

Ushuaia é uma cidade cativante. Em toda sua volta vemos picos com neve, mesmo estando no verão. Assusta pensar que estamos tão perto da Antártica. O vento gelado se justifica, então. É emocionante estar aqui.

.
" O que importa é a ousadia dos seus planos.'

.

.

.

Opinião PV


Abastecemos a moto e galão extra em Cerro Sombrero, Chile, e partimos em direção a nossa última jornada em direção ao sul - restavam ainda 420 km de estrada. Destes, 120km de rípio e mais 300km de asfalto. Este trecho de rípio foi o mais fácil até agora tendo poucas pedras soltas. O vento dificulta e nos obriga a ficar sempre alerta. Ao longo deste dia tivemos uma grande variação de temperatura: começamos com 18ºC pela manhã; 23ºC a tarde e próximo à Ushuaia despencou para 8ºC. Nossa ansiedade para completar esta etapa era tão grande que não paramos para colocar mais roupa. A foto acima na entrada da cidade foi tirada com muita tremedeira e uma satisfação maior ainda.
.
Vencemos mais uma etapa. Foi a 6ª de um pequeno programa que contém 8 no total. Escolhemos uma rota difícil - mas linda - e sabíamos que o risco de não conseguir chegar em Ushuaia era muito grande. Não ficaria decepcionado caso isso não acontecesse. Apenas voltaria mais preparado na primeira oportunidade que surgisse. Eu "precisava" sentir novamente aquela falta de ar típica do alto da Cordilheira aliado ao frio, o isolamento na mata da Carretera Austral e a imensidão desértica da mítica RA 40. E tudo isso no rípio. Tinha que ser no rípio. Nem terminou esta viagem e já sinto saudades dos vilarejos com casas e pessoas simples que vi. Gente batalhadora e de sorriso contagiante. Nunca vou me esquecer disso.

.

Tenho alguns números acumulados até aqui:

1.128 km rípio + 8236 km asfalto = 9.364 km total

482,42 litros de gasolina

19,4 km/litro de média geral

.

.

.

.

Abraços e obrigado pela sua companhia!


6 comentários:

  1. Objetivo alcançado Graças a Deus. Parabéns Amigo. Em tempo: Até que enfim vi uma foto com a motocicleta limpa. Rrrssss. Abraços da turma que te adimira muito.

    ResponderExcluir
  2. Grande Paulo:
    Parabéns pela chegada em Ushuaia, pois és o primeiro campista a chegar nestas terras de moto, sabia que conseguiria. Curta e se divirta bastante. Forte Abraço.
    Sanderval

    ResponderExcluir
  3. Amigo, não te conheço (não gosto muito de moto, tenho um medo danado dessa máquina), mas acabo de me tornar um fã! Encontrei seu blog porque estou planejando uma viagem à Pucon com minha esposa e filho (7 anos, ele quer ver vulcão e neve). Parabéns por sua expedição! Cheguei a me emocionar com seus relatos e também com as fotos, além dos comentários de sua família daqui do Brasil! Espero que essa aventura vire um livro, assim muitas outras pessoas poderão sentir o que eu senti lendo suas mensagens (pense em colocar os comentários também nessa publicação, ficaria muito legal). Gostei muito do alívio que sua esposa lhe trouxe quando chegou! A família é nosso "porto seguro", mesmo num ambiente inóspito como o qual você se encontrava! Parabéns mais uma vez! Um grande abraço! Carlos E. Garcia

    ResponderExcluir
  4. Filho, estou muito orgulhoso de vc. ...seu planejamento determinação e coragem.
    Curtam bastante a viagem!
    Abs. Paulo Maia

    ResponderExcluir
  5. Tio Victor e Manuela,
    eu seu sobrinho + bonito estou com saudade,espero q chegue logo.
    Uma idéia:qndo chegar vc pode escrever um LIVRO

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela viagem. Achei seu blog por acaso, e ví que foi com uma hornet igual a minha! Grande incentivo, com certeza. Abraço.

    ResponderExcluir