Ushuaia, Argentina, 07 janeiro 2012

Leões marinhos
..
Pinguins
..


Farol do Fim do Mundo
..



Paisagens
..



Tradicional placa no porto de Ushuaia


..


.


.



Opinião Manu:


.


Antes de tudo, queria agradecer a força que vcs tem dado pra gente. Isso faz parte da viagem, acreditem!


.


Ontem fomos fazer um passeio pelo Canal de Beagle, onde se confundem as águas do Oceano Pacífico e do Atlântico. Aqui também se marca a fronteira entre Argentina e Chile. Foi por onde Darwin chegou em Ushuaia, em 1832.


.


A excursão durou aproximadamente 4 horas, e foi feita a bordo de um Catamarã. Nos aproximamos de diversas ilhas: a do Farol Les Eclaireurs (o mais austral do mundo); da Ilha dos Lobos, onde vivem os lobos do mar - ou leões marinhos. Eles são enormes, e super desajeitados! Passaria o dia todo os observando. O mais bacana é que eles continuam ali, paradões, alheios à nossa presença... São uns "bon vivant'!!!! Passamos então pela Ilha dos Pássaros, e depois pela Pinguinera. E, claro, ficamos fascinados pelos pinguins! Me senti num desenho animado, com aquela pinguaiada pra todo lado!!! Fiquei impressionada com a agilidade deles na água, bem diferente dos passos bêbados que dão em terra firme. Foi muito curioso poder observá-los tão de pertinho. Quis pegar um pra mim, mas Victor não deixou.... Finalmente passamos pela Estância Harberton, onde viveu o primeiro homem branco da Terra do Fogo.


.


O mais precioso de tudo é a paisagem. São ilhas com a vegetação muito verde, e com seus cumes ainda cobertos de neve. É inevitável pensar em tantos navegadores que já passaram por ali, indo rumo ao desconhecido....


.


.


.



Opinião PV


.


Não posso começar antes de agradecer profundamente todas as mensagens que temos recebido pelo blog, orkut e email. As mensagens realmente mexem com a gente. Familiares, amigos e desconhecidos: muito obrigado. Uma mensagem de carinho e incentivo quando estamos tanto tempo longe de casa tem uma força impressionante. Agora estamos sem problemas pois só passeamos pela cidade mas quando tive problemas com a moto e em lugares inóspitos, estas mensagens foram um tremendo porto seguro. Não sei como seria ou como enfrentaria o que enfrentei sem esse apoio. Vocês fazem diferença. E muita. Sintam-se fraternalmente abraçados. E, claro, um forte abraço para aqueles que não nos escrevem mas temos a certeza que nos acompanham e torcem por nós.
.
Manu falou muito bem sobre o passeio pelo Canal de Beagle. Natureza pura em todas as direções. Não tem como não se impressionar e imaginar a vida dos que navegaram ali há muitos anos. As condições continuam violentas - sim, o vento aqui não dá trégua - mas navegar a motor é muito mais simples que erguer e manipular as velas do passado. Grandes homens do mar! São várias pequenas ilhas ao longo do Canal para desviar. Ilhas habitadas, vejam só. Passamos pela ilha dos pássaros, ilha dos leões-marinhos e dos pinguins. Claro que não existe a exclusividade e o sentimento de propriedade, que estamos tão acostumados em nosso dia a dia, no mundo animal. Os animais nos ensinam em silêncio e convivem em perfeita harmonia lado a lado, respeitando suas diferenças e costumes. Coisa que para nós, humanos, seres inteligentes, muitas vezes é impensável. Como é sábia a natureza!


.


.


Obrigado por nos acompanhar!


.


Abs










3 comentários:

  1. Olá primo(a) fico muito feliz por estarem completando mais uma de muitas aventura na vida
    de vocês. Cara, as fotos estão muito lindas.
    Peço-lhe desculpas por demorar a postar comentários, pois estava no trabalho e não deixei de torcer e rezar pela sua viagem, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cunhado e Manu... estou impressionada com os relatos de vcs e encantada com as fotos!Daqui a gente já fica deslumbrado com as paisagens,imagine vcs. Foi como disseram, daqui não dá pra ter a exata noção da dimensão da beleza dos lugares;paisagens que talvez nós nunca tanhamos o privilégio conhecer, mas pelo menos a gente consegue ter uma idéia de como é tudo isso através da aventura (ou loucura) de vcs. Fico feliz que estejam aproveitando bastante a viagem.
    Ah, e Manuella parabéns pela coragem! Seu marido eu já sabia que era doido, mas pra acompanhar tem que ser mais ainda!rsrsrs =p
    Se cuidem! Estamos anciosos pela volta de vcs!

    beijos queridos e até breve!

    ResponderExcluir